segunda-feira, 31 de março de 2014

Tubercolose















A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Entre seus sintomas pode-se mencionar tosse, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.
A tuberculose propaga-se através de aerossóis no ar que são expelidos quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem ou  espirram.
A infecção pelo M. tuberculosis inicia-se quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e espalha-se para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para os tecidos mais distantes onde a doença pode-se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebro e os ossos.
A resposta imunológica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando à formação de um granuloma. Os "tubérculos", ou nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactéria da tuberculose.
Os tratamentos recentes para a tuberculose ativa incluem uma combinação de remédios, às vezes num total de quatro, que são reduzidos após certo tempo, a critério médico.  Alguns medicamentos matam a bactéria, outros agem contra a bactéria infiltrada nas células, e outros, ainda, impedem a sua multiplicação. O tratamento pode durar até 5 anos.
A imunização com vacina BCG dá entre 50% a 80% de resistência à doença. Em áreas tropicais onde a incidência de mycobactérias atípicas é elevada, a eficácia da BCG é menor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário