A Cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa.
Esta doença afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é feita diretamente apartir da água, alimentos e talheres contaminados. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado da água do esgoto (com fezes e vômito de pessoas contaminadas). A contaminação de pessoa para pessoa é possível, mas pouco comum.
Lavar bem as mãos, não beijar pessoas contaminadas, tomar banho e não colocar as mãos na boca ajudam a prevenir a transmissão.
A incubação da bactéria dura cerca de 2h a cinco dias. Após esse período a maioria das pessoas tem uma diarreia intensa e a perda de água pode atingir os 20 litros por dia, com desidratação intensa e risco de morte.
No tratamento imediato é utilizado soro fisiológico para repor a água e os sais minerais. Medicamentos antidiarreicos não são indicados, já que facilitam a multiplicação da bactéria por diminuírem o peristaltismo intestinal.
Para evitar a doença deve-se fazer uma boa higiene pessoal, purificar a água antes de consumir (pode ser usado cloro), proteger os alimentos do contato com moscas e evitar o consumo de alimentos crus.
Sem comentários:
Enviar um comentário