segunda-feira, 31 de março de 2014

Lepra

















 A Lepra é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos.A lepra é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. A lepra é transmitida por gotículas de saliva na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar.
O tempo de incubação após a infecção é longo, de 2 a 7 anos.
Um dos primeiros efeitos da lepra, é a supressão da sensação térmica, ou seja, a incapacidade de diferenciar entre o frio e o quente no local afetado. Evoluindo depois para a diminuição da sensação de dor no local.
Hoje em dia, a lepra é tratada com antibióticos, e esforços da Saúde Pública são dirigidos ao diagnóstico precoce e tratamento dos doentes, à ajuda com próteses aos pacientes curados e que sofreram mutilações e à prevenção.
Apesar de não mortal, a lepra pode acarretar invalidez severa e/ou permanente se não for tratada a tempo. O tratamento comporta diversos antibióticos, a fim de evitar selecionar as bactérias resistentes do germe. Essa associação destrói o agente patogênico e cura o paciente. O tempo de tratamento oscila entre 6 e 24 meses, de acordo com a gravidade da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário