segunda-feira, 31 de março de 2014

Leptospirose















A Leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal .O diagnóstico da doença não é fácil, dada a variedade de sintomas, comuns em outros quadros clínicos.O período de incubação pode variar de 2 a 45 dias. 
Cerca 75% dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular. 50% apresentam náuseas, vômitos e diarréia. Um sintoma comum da leptospirose é a hiperemia conjuntival (olhos acentuadamente avermelhados).
Outros sintomas possíveis incluem tosse, faringite, dor articular, dor abdominal, sinais de meningite, manchas pelo corpo e aumento do baço e do fígado.
A leptospirose é tratada com antibióticos, como a doxiciclina ou a penicilina e principalmente com estreptomicina ou dihidroestreptomicina que elimina a bactéria dos rins e, consequentemente, a transmissão desta doença. Em animais a recomendação por lei é de que, uma vez confirmado o diagnóstico, o animal seja internado em uma clínica veterinária e sejam tomados os cuidados sanitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário