sexta-feira, 30 de maio de 2014

Notícia:"Tamanho de estrutura no DNA pode prever o tempo de vida de animais selvagens"




      Pesquisa mostra que o tamanho do telómero presente no cromossomo dos pássaros ajuda a prever quanto tempo o animal ainda pode viver.

      Foi estudado o tamanho do telómero presente nos cromossomos de 204 pássaros selvagens da espécie Acrocephalus sechellensis, que habitavam uma ilha isolada ao leste da África.

      Os telómeros são estruturas encontradas no final de todos os cromossomos, que impedem a degeneração dos genes localizados nas pontas do DNA. Pesquisas anteriores já tinham relacionado o tamanho dessa estrutura à idade do indivíduo. "Ao longo do tempo e da divisão celular, esses telómeros começam a quebrar-se e a tornam-se menores. Quando atingem um tamanho pequeno demais, fazem com que as células onde estão alojados parem de funcionar", diz o pesquisador David Richardson, da Universidade de Anglia Oriental, um dos autores do estudo.

      Cada animal apresenta uma taxa diferente da redução dos telómeros, os menores independentemente da idade em que foram medidos, estão associados a um aumento no risco de morte.

      Segundo a pesquisa, o tamanho do telómero pode ser usado como um melhor indicador do tempo de vida do que a actual idade de um indivíduo. "Esse é um mecanismo que evoluiu para prevenir que as células se repliquem além do controle. No entanto, ele também tem um efeito adverso, e o crescimento das células no nosso organismo acaba levando à degeneração, ao envelhecimento, a problemas de saúde e até à morte", diz Richardson.

      A acumulação dos telómeros desgastados dentro de um mesmo tecido pode resultar na falha de um órgão e, consequentemente, na morte. No entanto, ainda não se sabe dizer se a longevidade depende directamente dos telómeros ou se os telómeros mais curtos são apenas sinais de outros factores que determinam a mortalidade.

IN veja.abril.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário