sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Notícia:" Cientistas chineses criam macaco com genes modificados"


Pela primeira vez, cientistas conseguiram modificar geneticamente um macaco, relatou uma pesquisa publicada na revista Cell dia 30 de Janeiro. Usando uma abordagem eficiente e confiável conhecida como sistema CRISPR/Cas9, o cientista Jiahao Sha, da Universidade Médica de Nanjing, na China, conseguiu interromper simultaneamente dois genes.

Uma guia foi introduzida no embrião para atingir três genes específicos. Após o sequenciamento de ADN de 15 embriões, os investigadores descobriram que oito deles apresentavam evidências de mutações em simultâneo em dois dos genes-alvo.
Estes embriões geneticamente modificados foram transferidos para fêmeas «barriga de aluguer», e uma delas deu à luz um par de gémeos, com mutações nos dois genes alvo, mas sem outras mutações, o que sugere que a ferramenta não vai causar efeitos indesejáveis.
Os macacos são importantes para a modelagem de doenças por causa das suas semelhanças com os seres humanos.
O estudo abre novos caminhos para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para uma variedade de doenças genéticas humanas.

Notícia in Diario Digital 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Transfusões e Incompatibilidade Sanguínea

Olá, esta é a primeira publicação no nosso blog "O teu Património Genético", esperemos que gostem!


Nos procedimentos de transfusão sanguínea, é imprescindível que se conheça o tipo de sangue do receptor e do doador, uma vez que em casos de incompatibilidade sanguínea pode haver aglutinação do sangue, podendo levar à morte.
Se tens o grupo sanguíneo A, o teu sangue possui anticorpos anti-B, o que significa que não poderás receber transfusões de pessoas com o grupo sanguíneo B, ou AB.
Se tens o grupo sanguíneo B, possuis anticorpos anti-A, e assim não poderás receber sangue de pessoas com o grupo sanguíneo A ou AB.
Pessoas com o grupo sanguíneo AB são sortudas porque podem receber todos os tipos de sangue, já que não possuem anticorpos.
Se tiveres o tipo de sangue O, possuis os dois tipos de anticorpos anti A e anti B, o que significa que apenas poderás receber sangue de pessoas do mesmo grupo sanguíneo que o teu.
O quadro seguinte mostra quais as possíveis trocas sanguíneas por doação e receção no sistema ABO.

Grupo Sanguíneo
Pode doar para:
Pode receber de:
A
A e AB
A e O
B
B e AB
B e O
AB
AB
A, B, AB, O
O
O, A, B, AB
O

Uma vez que os portadores do sangue O podem doar sangue para todos os grupos do sistema ABO, estes são considerados doadores universais. Já os indivíduos AB que podem receber sangue de qualquer grupo são conhecidos como receptores universais.


Até à próxima publicação
Jéssica, Marina, Marta e Rita